04 fevereiro 2015

A vida é pra valer - O diário de Fabiana

     Fala, galera! Minha sobrinha (beijos, Béh!) me emprestou e pediu que eu lesse este livro. Confesso que eu não estava muito a fim, rs... Mas pedido de sobrinha a gente não ignora e cá estou para resenhar este infanto-juvenil do autor Antonio Carlos Vilela.

Antonio Carlos Vilela

Antonio Carlos Vilela

Sinopse: “A jovem Fabiana tem sua vida virada pelo avesso de repente! Ela vai mudar de colégio, de cidade e até de família. Mas a pior dificuldade que Fabiana deverá enfrentar será a separação da pessoa que ela mais ama no mundo – Mariana, sua irmã gêmea. É um complicado caminho, em que as perdas são necessárias na transição do aconchego da infância para o amadurecimento.”

     O livro é uma publicação da editora Melhoramentos e tem apenas 114 páginas, com letra grande e muitas ilustrações, então li tudo em aproximadamente 2 horas. 

Antonio Carlos Vilela

Antonio Carlos Vilela

     A história é contada em primeira pessoa e trata sobre temas fortes, como morte, dramas familiares, adaptação a uma nova realidade... Chega até a ser forçado a forma como todas as desgraças do mundo acontecem com as pobres das meninas! Tem que ir se benzer, pelo amor! Mas isto não prejudica o andamento do livro e confesso que a trama é muito interessante. O texto é muito bem escrito, de fácil entendimento, como se espera de um infanto-juvenil, e a revisão foi impecável. Não encontrei um único errinho!  É o tipo de livro que eu gostava muito de ler  quando comecei a me tornar uma leitora e devorava todos os livros da coleção Vagalume da Ática, no auge dos meus 11/12 anos de vida.
     Entendo que não sou o público alvo, mas, ainda assim, fiquei decepcionada com o final. Na verdade, deixa eu reformular, o caso não é que eu não tenha gostado do final, o caso é: cadê o final? Poxa, tinha tanta coisa ainda a ser desenvolvida. O autor tinha muitos ganchos pra dar continuidade à história. Ficou um término meio abrupto. Terminei querendo saber quais seriam os desfechos dos acontecimentos apresentados na vida das irmãs.
     Enfim, é uma boa leitura e recomendo se você tem a faixa etária a qual o livro se destina. Se já passou da idade, o livro não vai interessar tanto, então melhor ir ler alguma outra coisa e deixar este apenas como indicação para filhos, afilhados, netos, sobrinhos ou priminhos. 

8 comentários:

  1. Beijooooos! Adorei, foi exatamente o que eu pensei a respeito!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre desconfio quando vejo um livro muito pequeno com um tema digamos assim intenso, mas achei tão legal da sua parte ler porque sua sobrinha pediu, que fofo!

    Adorei seu blog e já estou seguindo!

    Se quiser conhecer o meu blog também, só dar uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andy! Mas pra você ver né, como que a gente vai negar um pedido de sobrinho? rs... Mas como nenhuma leitura é de todo desperdiçada, sempre podemos achar pontos positivos, então tá tudo certo! =D

      Excluir
  3. Gostei da resenha! Nunca tinha ouvido falar desse livro. Parece ser uma boa história para passar o tempo.
    Bjs
    Se quiser fazer uma visita no meu blog, vou ficar feliz :)
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-correr-ou-morrer.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana! O livro é bem isso mesmo, pra passar o tempo! É uma leitura gostosa, só não tem muito um final rs... Beijos!!!

      Excluir
  4. Adorei a resenha! Minha sobrinha tem três anos, então quando me pede para ler livros são os que tem imagens bonitas kkkkkk e eu também amava a Coleção Vagalume quando tinha essa idade, nunca tinha encontrada outra pessoa que os lesse/gostasse/citasse.
    Estou acompanhando o blog a partir de hoje, Sam! Está tudo muito bem feito, mesmo que ainda no começo ^^
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo, Vanessa!
      Minha mãe era professora de Português, então a Ática mandava pra ela todos os livros que saíam da Coleção Vagalume. Ei li tooooodos!!! Rs... Amava!!!
      Beijos

      Excluir