27 fevereiro 2015

Admirável mundo novo

  Fala, galera! Hoje temos a vídeo resenha do livro Admirável mundo novo, um clássico distópico de ficção científica, escrito por Aldous Huxley. 

Sinopse:
 “Escrito em 1932, Admirável mundo novo é uma antevisão de um futuro no qual o domínio quase integral das técnicas e do saber científico produz uma sociedade totalitária e desumanizada. Esta ficção científica surpreende pela clareza do texto, pela lucidez do autor e pela atualidade das questões levantadas.”

    O livro se passa em um futuro em que os seres humanos são produzidos em laboratório, a sociedade é dividida em castas, o consumismo é bastante estimulado e conceitos como liberdade, religião, moralidade e família não existem mais. A sociedade alcançou um nível total de estabilidade e todos, sem exceção, são felizes. Óbvio que toda esta perfeição e felicidade tem um custo. Os indivíduos são desde a fase de incubação condicionados a amarem seu destino social, seja qual for. Não existe individualidade nem liberdade de escolha. Já vi muitas resenhas sobre este livro comparando os seres humanos a escravos. Eu, porém, acredito que robôs seja uma comparação muito mais adequada neste caso. Escravos sentem a ânsia de querer fugir de seu destino, sabendo que poderão alcançar uma vida melhor. Robôs foram programados para agirem de tal maneira a não conhecerem uma realidade diferente, devem apenas executar as ações para as quais foram programados.
     As doenças foram extintas. As pessoas morrem com cerca de 60 anos, sem terem sentido os sintomas da velhice. A morte, aliás, não é um problema e não é lamentada. Para evitar os momentos em que, por algum motivo, o indivíduo se sinta sozinho ou triste, existe uma droga sem efeitos colaterais para proporcionar o escape necessário.
     Existe no início do livro uma parte em que o autor descreve um dos centros de condicionamento e em meio às ações descritas ele joga, repetitivamente, as frases utilizadas como saber hipnopédico e você chega a sentir que se fosse submetido a inúmeras repetições sairia mesmo condicionado.
    Não vou contar sobre o enredo para não dar spoilers, mas o autor apresenta diversas citações de obras de Shakespeare nas falas de um certo personagem do livro e isto às vezes foi um pouco chato.
  Enfim, é uma leitura excelente, que traz à tona alguns questionamentos muito relevantes sobre a civilização e sobre alguns fatos que ocorrem na nossa própria realidade. 
      Bora lá assistir ao vídeo! ;) 




      E já sabem: não se esqueçam de dar um like, comentar, compartilhar e se inscrever no canal para me deixarem muito feliz!!! =D

12 comentários:

  1. Oi Samantha!
    Gostei muito da sua resenha, pois me senti instigada a ler o livro e conhecer um pouco mais sobre essa nova sociedade. O início do livro parece ser de tirar o fôlego.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro todo é muito incrível! Vale muito a leitura. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, O Admirável Mundo Novo é dos clássicos que está na minha lista para ser lidos em breve, assim como 1984 e muitos outros, adorei seu vídeo e a resenha, me deixou ainda mais curioso a cerca da obra.

    Abraços,

    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vinicius! Leia sim, que com certeza você irá adorar! Abraços!

      Excluir
  3. Me lembro que a professora falou sobre esse livro nas aulas de português e fiquei super curiosa para saber mais sobre ele. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceite a indicação da professora e leia o livro, rs.... É ótimo!!!! Beijos!!!

      Excluir
  4. Oiiii, tudo bem?
    Eu adoro distopia, e pela sua resenha o cenário criado pelo autor me pareceu bastante instigante. Porém eu gostaria de saber mais sobre os personagens principais. Nesse momento só li o texto, pois estou no trabalho e não posso assistir o vídeo =(
    De qualquer forma, eu gostei bastante da premissa do livro, que até então era desconhecida pra mim, e já estou colocando na minha listinha de leituras ;) Obrigado pela dica!!

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... Como falar dos personagens sem dar spoilers? rs.... 90% deles são como robôs. Os que não são farão toda a diferença na história e não posso contar, rs... Leia que irá gostar muito! Beijos!

      Excluir
  5. Olá :)
    Nossa, esse livro é muito bem falado na faculdade. Tenho muita curiosidade, a história parece realmente interessante. As doenças, a morte precoce. São coisas que dá para se imaginar em um mundo moderno, onde a tecnologia avança, mas a humanidade continua se extinguindo.
    É uma nova sociedade criada de forma belíssima pela autora.
    Sua resenha aumentou uma chama que já estava acesa em mim.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Barbara! Esta livro nos faz refletir sobre vários pontos de nossa realidade. Mesmo tendo sido escrito em 1932, é uma leitura muito atual. Beijos!

      Excluir
  6. Oi!!!
    Adoro esse tipo de livro. Meu pai amava esse livro. Lembro que ele contava algumas partes para mim quando eu era criança. Tinha um exemplar muito antigo em casa. Não sei que fim levou, se um dos meus primos emprestou e jamais devolveu. Ou foi um amigo do meu pai.
    É tão bom ver que esses livros não foram esquecidos.
    Parabéns pela escolha do livro!!!

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros como este jamais serão esquecidos! É um livro excelente, leia também! Beijos!!!

      Excluir