11 fevereiro 2015

Biblioterapia

     Fala, galera!
     Pro blog não cair numa rotina de só resenha, pensei em trazer de vez em quando uma pauta abordando outros assuntos relacionados ao universo dos amantes de livros. O que vocês acham? Seria legal? Não? Vocês se interessam por mais pautas assim? Deixem suas opiniões nos comentários. ;)
    Para iniciar, hoje resolvi falar um pouquinho sobre Biblioterapia. De acordo com minha amiga Wikipédia: 

     "A Biblioterapia pode ser conceituada como a prescrição de materiais de leitura como função terapêutica. A prática biblioterapêutica pode ser utilizada como um importante instrumento no restabelecimento psíquico de indivíduos com transtornos emocionais. Ela admite a possibilidade de terapia por meio da leitura [...]"

     Ah! Fala sério! Utilizar a leitura como forma de terapia é uma coisa linda demais! Acredito que leitores habituais já tenham percebido que os benefícios da leitura ultrapassam o entretenimento.
livros


A leitura acalma, relaxa, distrai, diminui o sentimento de solidão, estimula a memória, desenvolve o senso crítico e a criatividade e por aí vai... Isto sem dizer as influências advindas do conteúdo do que se lê.

     
A experiência de ler é muito diferente da experiência de assistir a um filme, por exemplo. Ao ler um livro, assimilamos o conteúdo imaginando e adaptando livremente as imagens de acordo com nosso universo e nossas vivências, liberdade esta que não é possível quando recorremos a um filme, por exemplo.
     Com a leitura, o leitor se distancia de sua própria dor e envolve-se com a trama, para depois identificar-se com as experiências apresentadas no livro, associando estas tensões emocionais a seus próprios problemas e percebendo que pode aplicar alguns dos aprendizados da ficção em sua própria vida. 
     A Biblioterapia pode ser utilizada no auxílio de tratamento de diversos transtornos (para vários tipos de públicos e faixas etárias):
Livros


- ansiedade
- depressão
- fobias
- baixa autoestima
- bullying
- estresse
- luto
- dificuldades para se relacionar
- ataques de pânico
- traumas


     Enfim, a Biblioterapia é uma poderosa ferramenta a ser utilizada como parte de um processo de tratamento para se atingir uma psique saudável. Claro que é importante ressaltar que ela é apenas um complemento ao tratamento, então ela não deve substituir medicações ou outras ferramentas que sejam prescritas pelo médico, apenas agregar.
     E vocês, o que acham desta forma de terapia envolvendo nossos tão amados livros?

* imagens retiradas do Google








   

6 comentários:

  1. Adoreiiii! Biblioterapia❤

    ResponderExcluir
  2. Oiee *.* sem dúvidas me interesso muuuuito por pautas do tipo, dar uma diversificada no blog é super importante!
    A leitura é algo que além de acalmar e ser uma ótima maneira de diversão, faz muito bem a saudade! Eu só não sabia de para que especificadamente era bom rs adorei seu post! Faça mais do tipo :D
    Beijos!

    http://resenhandoaarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos nossa saúde mental está garantida né Aliscia? hahahaha Beijos!!!!

      Excluir
  3. Oi Samantha!
    Primeira vez te visitando, gostei muito!
    Adorei a ideia de Biblioterapia e sou bem interessada em formas alternativas de terapias, como a música também. Muito interessante!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Pri!!! Espero que tenha gostado e continue passando por aqui de vez enquanto pra prosearmos! Beijos!!!! =D

      Excluir