01 abril 2015

Depois dos quinze – Quando tudo começou a mudar

     Fala, galera! Hoje vou falar sobre o primeiro livro da Bruna Vieira, que leva o nome do seu blog, o Depois dos Quinze.

Bruna Vieira

     O livro é da Editora Gutenberg, tem 198 páginas e é lindo! Eles arrasam na diagramação. Folhas grossas e amareladas, capa linda com aquele efeitinho de verniz localizado que eu amo, lombada e orelhas muito bonitas também!

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Sinopse: “Bruna Vieira tem 18 anos, é colunista da Revista Capricho e dona de um blog chamado Depois dos Quinze. Começou a escrever porque descobriu que o amor da sua vida era na verdade o amor de uma das centenas de fases que ela já viveu. Desde então, com a ordem das palavras escritas e compartilhadas nas redes sociais, Bruna superou a timidez, viajou para a Europa, fez duas tatuagens, mudou de vez para São Paulo e tornou-se uma das adolescentes brasileiras mais influentes da internet com milhares de fãs-leitoras-amigas-seguidoras. Nesse livro você encontra uma mistura de histórias, desabafos e segredos de uma garota que nasceu no interior, ama animais, usa boinas coloridas e ainda acredita no amor simples e verdadeiro.”

     Bom, vamos ao que interessa: o que eu achei do livro? Achei que poderia ser melhor. Explico: o livro é apresentado como sendo de crônicas e contos, o que na minha opinião não é verdade. Dos 60 textos curtos apresentados no livro apenas uns 2 ou 3 eu pude enquadrar na categoria de conto ou crônica, o restante eram apenas divagações da autora sobre os temas, em sua quase unanimidade sobre decepções amorosas. Logo nos primeiros textos eu fui transportada de volta à minha adolescência, pois tudo o que ela dizia e sentia era muito parecido com os meus pensamentos e sentimentos desta época. Sim, eu já fui esta garotinha frágil que queria se mostrar forte e que por mais que tentasse negar, tinha sua vida girando em torno de seus amores e sofria terrivelmente à cada decepção. Quem nunca? O meu problema maior com a leitura é que eu não sou mais esta garotinha, então os textos começaram a ficar enjoativos. Eu já estou crescida, me tornei uma mulher verdadeiramente forte e independente e já superei esta fase da minha vida, então acredito que seja este o motivo de não ter gostado tanto. A Samantha de 16 anos teria amado o livro e o considerado favorito da vida, rs... Também teve o fato de eu ter realmente gostado bastante dos livros da Bruna da Série Meu primeiro blog, o que me fez começar a leitura com expectativas altas.
     O meio do livro traz algumas páginas tipo de revista com fotos e textos e é uma parte do livro que ficou muito bonita também.

Bruna Vieira

Bruna Vieira

     De todos, o último conto (Vértices de um amor) foi o que mais gostei e o melhor desenvolvido. A autora apresenta também ao final do livro uma playlist com 18 músicas para você ouvir enquanto lê o livro. Achei muito legal a indicação de uma trilha sonora para acompanhar a leitura, mas só achei que ela deveria ter sido apresentada no início do livro e não no fim, pra poder cumprir sua função.

Bruna Vieira

     Resumindo: o livro não é ruim, mas tem uma fase da sua vida em que deve ser lido para que faça sentido. Meninas dos 15 aos 18 anos provavelmente vão gostar bastante. Eu, como já estou velha e louca, não me apeguei tanto à leitura.

48 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pela resenha. Adoro resenhas assim, que contam a opinião e não o livro todo.
    Sobre a idade da menina, acho complicado pois já li resenhas de meninas menores que também não gostaram do livro (no skoob está cheio de resenhas de meninas menores).
    Também achei super estranho a playlist no fim do livro. Muitas pessoas não olham o livro inteiro antes de ler, então imagina, eu lá acabando o livro e no final eu percebo que tem músicas para ouvir durante a leitura, sendo que eu já acabei o livro kkk
    Adorei a resenha. De verdade.
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia! A playlist no fim foi o que achei mais estranho rs... Beijos!

      Excluir
  2. A capa e linda, adorei sua resenha, sempre esperei a oportunidade de ler o livro, ate agora só leio resenha, sou muito fá da bruna, mas já li o outro livro dela que gostei bastante, Abraços
    |Literalmente Livros, participe do top comentarista e ganhe marcadores e mimos|
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é fã, vale a pena dar uma conferida neste também! Beijos!

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?
    Li esse livro quando eu tinha 14 pra 15 anos, na época eu me sentia vazia, com esse livro da Bruna, meus sentimentos se transformaram em me aceitar o jeito que sou, sonhar sempre, todos os textos da Bruna me inspiraram, entendo de como as pessoas mais velha tem mente diferente que os adolescentes. A Bruna Vieira foi uma inspiração na época dos 15 anos, hoje tenho quase 18 anos e vi que ela se tornou uma mulher e tenho orgulho dela <3
    Beijos - www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Se eu tivesse lido aos 15 anos com certeza teria me identificado muito com o livro. Acompanho a Bruna até hoje, gosto muito do trabalho dela e é nítido todo o crescimento dela como mulher. Beijos!

      Excluir
  4. Oi!
    Eu nunca li nada da Bruna mas eu assisto aos videos dela no Youtube e gosto bastante!
    Não sei se o livro me agradaria tanto. Não pelo fato de eu ser um menino e de não ter essa fase de "amor" na escola onde eu só sofro e tenho decepções. Acho que eu não gostaria desse livro porque eu não gosto muito de crônicas e nem de contos.
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ler os romances dela da série Meu primeiro blog! Eu li e gostei bastante, talvez você se identifique mais. Beijos!

      Excluir
  5. Eu estou exatamente na fase dos 15 anos, mas até hoje não senti nenhum interesse por esse livro. Sei que, para dizer que não gosto, teria que ao menos lê-lo, mas cada vez que vejo alguém falando sobre a obra, a vontade que, talvez, eu tinha de iniciar a leitura vai diminuindo. Mas mesmo confessando tudo isso, acho o livro bonito em si. É uma capa que atrai a atenção e achei bacana a ideia da trilha sonora. :3

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da editora Gutenberg geralmente são muito bonitos mesmo. Adoro as capas! Beijos!

      Excluir
  6. Oie! Faz tempo que quero ler esse livro pq só vejo quote pra lá e pra cá rs e me chamou atenção. Além de que a capa é a coisa mais linda! Espero poder ler. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Ficar passando vontade de ler alguma coisa é horrível rs... Beijos!

      Excluir
  7. Parabéns pela resenha :) Fiquei curioso para ler <3 <3 :)

    ResponderExcluir
  8. Lindona eu amei a capa e a diagramação está perfeita as imagens são um convite, mas a premissa do livro não me cativou a ler, ainda mais em forma de textos não chegando a ser conto, ou crônicas. Uma pena pois uma capa como essa não deveria ser desperdiçada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só a capa, mas por dentro o livro é incrivelmente bonito também. Beijos!

      Excluir
  9. Eu tenho certa vontade de ler, pois acompanhava o blog lá no comecinho. Amei ter uma playlist, e como tenho 15 anos, talvez realmente gosta, apesar de achar que isso não afeta tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acaba afetando pelas experiências que passamos em cada fase da vida. Mas leia sim, você vai gostar.

      Excluir
  10. Super interessante sua resenha. Também gosto de resenhas mais objetivas. afinal o que conta nesta hora é nossa opinião. Ainda não li o livro então não posso dizer se concordo ou não com a questão das crônicas e contos e com a questão da idade, mas em contrapartida adorei conhecer teu blog e opinião!

    Um abraço e muito sucesso com o blog!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  11. não sou muito fã de livros adolescentes. Adoro contos, porém como você mesmo disse, menos de 10% dos textos são contos de verdade. Dificilmente seria um livro que eu leria.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, neste caso não é um livro pra você mesmo não rs...

      Excluir
  12. O que eu amei de tudo isso foi sua resenha. Já da Bruna, ela não me diz nada. Não gosto do blog, não gosto do canal. Acho que é pela questão da idade. Acho não tenho certeza. Assim como você, se eu tivesse 12 anos. Ou melhor, nem se eu tivesse. Pois nunca curtir meninas com esse perfil. As mulheres que me inspiravam na adolescência continua me inspirando atá hoje.
    Os temas que eu sempre gostei de debater não passavam por dramas de amor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Nilda, nem leia então viu rs... Com certeza você não vai gostar. Beijos!

      Excluir
  13. Hey, tudo bem?

    Essa capa é muito linda, sério. Acho essa ilustração tão legal. Eu gosto bastante de contos e crônicas e isso seria algo que me interessaria, mas como a maioria nem mesmo é contos e crônicas não vejo muitos motivos para arriscar a leitura, ainda mais que o tema central desses "contos e crônicas" não é um que tenha muito apelo pra mim também.

    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o livro tem um público alvo muito específico, não é o tipo de livro que agrada a todos mesmo. Beijos!

      Excluir
  14. Olá,
    eu gosto até do blog da Bruna, mas esse livro é meio (bastante) parado, e isso me fez abandonar a leitura no meio.
    A capa é linda, as imagens usadas no livro, mas o conteúdo em si não me prendeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho pra mim que nunca devo abandonar um livro pela metade, porque já me surpreendi com alguns finais muitos bons rs... Então quando é assim, sempre faço uma forcinha pra tentar terminar. Beijos!

      Excluir
  15. Olá
    A edição desse livro está fascinante, eu li faz um tempo e gostei muito, inclusive, amo a playlist e as imagens com as frases, cada conto é lindo, sou suspeita para falar, acho muito bem feito tudo isso, ótima edição.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante da playlist também, são músicas que eu gosto de ouvir, então achei as indicações muito bacanas. Beijos!

      Excluir
  16. Olá.
    Não sabia que esse livro tem contos e crônicas.
    Não gosto muito de ler livros assim apesar de mesmo sendo burra velha adoro livros pra adolescentes rsrs. Tbm gosto de playlist nos livros. Mas pela sua resenha acho que não leria o livro mesmo gostando do tema

    Malucas por Romances

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu também gosto e leio muitos livros com temática adolescente e geralmente gosto. Vez ou outra só que fico decepcionada.

      Excluir
  17. Hey Sam, tudo bem? (eu íntima haha)
    Essa capa é muito bonita mesmo, eu adoro livros neste estilo de diagramação, embora também concorde que não seja um tema que me agrada tanto apesar de eu amar clichês.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha Sem problemas, pode me chamar de Sam, rs... Beijos!!!

      Excluir
  18. Oieee!
    A capa do livro é fofa, mas não leria, não faz meu estilo... ao menos, no momento atual. Geralmente sou bem aberta, mas ando focando em livros mais densos
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    o trabalho gráfico desse livro é mesmo incrível, de babar!
    Eu não leria, pelo mesmo motivo que não te agradou. Sou uma mulher de quase 30, que já passou por muita coisa, e apesar de adorar um bom juvenil, um livro inteiro com pequenos textos de divagações adolescentes não me agradaria mesmo, rs.
    Mas acho que é uma excelente dica para o público mais jovem
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Bruna! É lindo, mas acho que a gente já passou da idade rs.... Beijos!!!

      Excluir
  20. Oi Samantha, tudo bem?
    Nossa, ainda bem que passei direto pelo livro, provavelmente ão iria gostar pelos mesmos motivos que te fizeram não curtir tanto...acho que adolescentes iriam gostar mais.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha, a gente cai na tentação de ler, porque é um livro lindo rs.... Beijos!

      Excluir
  21. Oiie!!
    Tai um livro que tenho curiosidade de ler, já o peguei nas mãos na livraria umas trocentas vezes, mas nunca compro. Sua resenha me fez ter uma opinião e sim na proxima vez o comprarei, pelo simples fatos de ser leve e eu amar essa pegada juvenil e enjoativa, apesar de ficar xingando muito nas redes kkkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahha Se você gosta, não perca tempo! Compre que você irá curtir. Beijos!

      Excluir
  22. Adorei a resenha, apesar de não gostar muito do gênero. :)

    http://melivrandoblog.blogspot.com.br/
    Rafa

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Adorei a sua sinceridade na resenha... amei a capa do livro e pela sinopse eu esperava mais. Se eu lesse acredito que não curtiria pelo mesmo motivo que você, acredito que tudo tem uma idade certa... então... nops haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro ser sempre sincera, rs... Assim quem se identifica com o meu estilo de leitura já fica sabendo mais ou menos o que vai agradar ou não, porque às vezes criamos tanta expectativa por um livro e é tão frustrante quando a expectativa não é alcançada. Beijos!

      Excluir
  24. Gentee!!
    N sabia q a diagramação era linda assim!!
    Muito legal, mas acho q n ia gostar do livro, n sei pq hahaha!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, todos os livros que eu já peguei da Gutenberg eram lindos assim. Beijos!

      Excluir