13 abril 2015

Os 13 porquês

     Fala, galera! A resenha de hoje é sobre o livro Os 13 porquês, do norte-americano Jay Asher. É uma edição muito bonita publicada pela Editora Ática e tem 254 páginas.

Jay Asher

Sinopse: "Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."  

Jay Asher

     Ouvi muitos blogueiros e youtubers famosos comentando sobre este livro e estava louca pra ler! A sinopse me chamou muito a atenção e eu tinha certeza que seria um livro incrível! Mas a grande verdade é que não passou de um livro mediano. Não sei, percebo que ultimamente tenho me decepcionado muito com indicações badaladas e gostado muito mais de alguns livros que nem são tão conhecidos. O problema sou eu? Sou uma chata? Enfim...
     Voltando ao assunto, a premissa tinha tudo para culminar em um livro incrível, os temas abordados são fortes (bullying, suicídio, estupro) e poderiam ter rendido reflexões profundas, mas à medida que eu ia lendo percebia que o abordado não era tão profundo assim. Não quero dar spoilers, mas por favor! Que garota ridícula essa Hannah Baker. Não consegui simpatizar com a personagem. Os 13 porquês que ela cita como motivos para ter se matado são ridículos. Quem se mata por tão pouco? A impressão que fica é de que a Hannah passou todo o livro criando desculpas para justificar o suicídio.

Jay Asher

     Obviamente não posso contar os motivos aqui, mas como a própria personagem descreve, são motivos pequenos que tornaram-se uma bola de neve e culminaram neste desfecho trágico. Eu entendo que passar por estes episódios não é agradável, que ninguém merece passar por isto e que as pessoas podem ser muito cruéis quando querem, mas não acredito que apenas estes motivos fossem desculpa suficiente para um suicídio. Existem milhares de garotas por aí que passam pelos mesmos problemas diariamente e erguem a cabeça e dão a volta por cima. E quando não conseguem sozinhas, procuram por ajuda e se erguem da mesma maneira.

Jay Asher

     A forma que ela esquematizou para fazer com que as fitas chegassem a todos os 13 responsáveis também não me convenceu muito. A logística poderia ter sido melhor trabalhada e a ameaça imposta não me faria ter obedecido, se estivesse na condição de acusado. Pronto, isto é o máximo que posso dizer!
     O livro tem sim seus lados positivos. A narrativa é dinâmica, intercalando a narração da Hannah através das fitas com a visão do Clay, enquanto as escuta. A edição traz no final 13 perguntas respondidas pelo autor sobre a obra e uma lista de 13 pessoas que o inspiraram a escrever o livro. Achei isto muito bacana! Mas, infelizmente, achei o enredo fraco. Indico para quem morre de curiosidade para ler o livro, já que a forma como ele é apresentado realmente é interessante e diferente do que vemos sempre por aí. Porém, não leia com tantas expectativas como eu fiz. 

60 comentários:

  1. Já faz um bom que tempo encontro resenhas desse blog, mas ainda não tive oportunidade de ler
    Só de ler a sinopse já fiquei bem curiosa, de saber o porque ele fez isso
    Imagino coisas bem intrigantes e profundas
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, sinto te desanimar, mas assim como eu disse na resenha, não tem nada de profundo. Beijos!

      Excluir
  2. Oi 'chata', to contigo e não abro, colega!
    Esses livros muito badalados, geralmente são só badalados mesmo, falta muita coisa...
    Já vi muito sobre esse livro no tumblr e fui à Saraiva e dei uma foleada, ainda bem que não gastei meu dinheiro!
    Bjs.

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, ainda bem que não gastei meu dinheiro também, hahahaha Peguei emprestado esse e sou muito feliz de não ter comprado. Beijos!

      Excluir
  3. Eu sou louca pra ler esse livro, mas não acho ele em lugar nenhum!
    Bom, não sei como é colocado no livro, mas acho que pessoas que chegam a extremos assim tem seus motivos, por mais bobos que pareçam aos outros. Tem gente que consegue se erguer, sim, mas outras pessoas não. É algo muito particular, difícil de falar sobre.
    De qualquer forma, fiquei ainda mais curiosa pra saber como tudo aconteceu, ainda quero muito esse livro (:

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem curiosidade leia, mas não vá com muitas expectativas.

      Excluir
  4. Uaaaau! A sua resenha foi uma das mais "sinceras" que li, sobre esse livro ou qualquer outro.
    Não li ainda, mas realmente ouvi UM MONTÃO DE GENTE falando bem e bem e bem desse livro... mas não sou muito chegada a livros com esse tema, talvez um dia eu leia sim, mas no momento não é prioridade.
    Parabéns pela resenha e beijos!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre fico com o pé atrás com esses livros muito badalados,
    porque das vezes que fui com muita sede ao pote a água era pouca, rsrsrs
    Geralmente é a editora que faz uma divulgação muito boa.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu não entendo é tanta resenha positiva. Duvido que tanta gente assim tenha amado um livro tão raso. Enfim né rs... Beijos!

      Excluir
  6. Oi ainda não li este livro porque confesso que tenho um pouco de birra com estes livros chamados "modinhas" poucas vezes estes livros correspondem a expectativa e pela sua resenha acho que este também não corresponde kkk bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li livros modinha que adorei, mas esse, com certeza, não foi o caso rs.... Beijos!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu também vi muitas resenhas sobre Os 13 Porquês e te confesso que tenho muita curiosidade de ler esse livro, tanto pelos comentários positivos quanto pela temática do livro que é bem interessante e parece ser bastante intenso e emocional.
    Uma pena o livro não ter correspondido suas expectativas! Acho que quando criamos expectativas demais acabamos nos decepcionando as vezes.
    O mesmo acontece comigo em relação aos livros do John Green, todo mundo ama e fala maravilhas mas eu sinceramente não enxergo o que as pessoas veem nele.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, odeio o John Green hahahahahaha Beijos!!!!

      Excluir
  8. Acredita que eu nunca tinha lido resenha dele antes? Eu li o livro há um bom tempo e lembro que na época gostei muito. Quanto aos motivos "bobos", acho que é questão de ótica, pois a historia por completo me agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como tudo na vida, a literatura é uma questão de gosto e isso é o mais fascinante! Sempre tem um tipo de livro que vai agradar a cada um. Beijos!

      Excluir
  9. Oláá
    Eu gosto muito do livro, mas sinceramente esperava bem mais dele, na verdade faz um tempão que li e não lembro quase nada dele, tentarei reler em breve para ver de funciona ainda mais, sua resenha ficou ótima e concordo com seus motivos de crítica ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Beijos
    Catharina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Catharina! Gosto é relativo, mas acima de tudo prezo pela sinceridade nas minhas resenhas. Beijos!

      Excluir
  10. Só posso dizer que é leitura recomendadíssima. Li enquanto trabalhava na Livraria Cultura, era só ter uma pausa e já estava com ele em mãos. Os motivos da Hanna são bem superficiais (embora eu não acredite em nenhuma razão para o suicídio), porém mostra que o limite das pessoas muitas vezes é bem raso. E que ela devia ter tentado mais...

    https://parasemprelilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ela deveria ter tentado mais. Acredito que se as pessoas não tivessem me criado tantas expectativas talvez eu não tivesse odiado tanto o livro, seria apenas uma leitura mediana.

      Excluir
  11. Olha, ele está na minha lista, mas desanimei um pouco. Eu já não gosto muito de livros com essa pegada mais ... como dizer... pena? Não, algo como uma lamentação , sabe? Prefiro os tipos kick-ass. Imagina que o motivos dela eram irrevogáveis e justificados, algo como 'como eu era antes de você'. Mas bem, obrigado pela resenha, adorei, vou acompanhar seu blog!

    Se quiser dar um olhado no meu:
    https://itgeekgirls.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Evellyn! Eu também não gosto muito de auto piedade. Beijos!!!

      Excluir
  12. Olá tudo bem?
    Sério que o livro é assim?! :( estava mega curiosa para ler justamente porque vi muitos elogios anteriormente, uma pena o enredo ser tão fraco e até superficial já que as motivações dela são na verdade desculpas. Talvez eu leia, mas vou com o pé atrás rs. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Segura a expectativa, porque senão vai ser uma enorme decepção. Beijos!!!

      Excluir
  13. Já eu gostei bastante do livro! Talvez por não ter ido com tantas expectativas quanto você (eu tinha lido só a sinopse e me interessado, mas na época não vi nenhuma resenha).
    Eu realmente concordo com tudo que você disse sobre a Hannah, mas no fim das contas cheguei à conclusão de que não iria julgá-la, pois ela era uma menina fraca, que não teve força suficiente sequer para pedir ajuda. Não acho que nenhum dos motivos dela foi suficiente para o resultado, mas acredito que isso possa sim ser encontrado na vida real sabe? Acabei achando interessante o autor mostrar isso (apesar do que, nem sei se foi a intenção dele). No fim a Hannah foi uma personagem fraca mesmo, mas achei que teve sua importância.
    Apesar de termos discordado na conclusão, gostei muito da sua resenha! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Samy! Também respeito sua opinião. =D Beijos!

      Excluir
  14. Primeiro eu tenho que dizer que sou encantada por esta capa, toa vez que a vejo tenho vontade de pegar e tirar a fita, de tão realista que ficou.
    Em relação a história, eu ainda não li, mas pelo que você falou, acho que vou pegar antipatia por ela também. Não gosto de protagonistas fracos, sem atitude.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Oi Samantha, tudo bem?
    Se vc é chata eu também sou, não são todos, mas muitos livros muito badalados me decepcionam.
    Nunca tive vontade de ler esse livro, e apesar dos pontos positivos, minha opinião sobre não ler, n~~ao mudou.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou nem defender dizendo pra você dar uma chance, rs... Porque se eu soubesse antes que ele era assim não teria lido. Beijos!

      Excluir
  16. Oi, eu tenho muita vontade de ler este livro. Ainda não conseguir comprar. É complicado falar de suicídio,e muito triste. Fico sempre abalada com este assunto. Soube de dois recentemente e mesmo não conhecendo a pessoa pessoalmente. Fiquei triste. Vou tentar achar este livro e finalmente ler. rs

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tem a curiosidade, deve ler. Mas leia sem expectativas. Beijos!

      Excluir
  17. Hahaha Se ser chata é fugir desses livros superficiais, somos chatas hihihi
    Na realidade, eu não consigo me interessar por livros que são badalados, por exemplo: os livros do John Green, ou a saga Divergente.
    Há um tempo tinha interesse nesse livro, mas porque duas colegas estavam falando super bem dele. Mas então descobri que a menina se mata por motivos fúteis e, acredite, eu sou a pessoa mais chata em relação à essa gente que reclama da vida usando motivos toscos.
    Então, passarei longe desse livro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tamo junto! Porque eu odeio o John Green e nunca tive um pingo de vontade de ler Divergente, rs... Beijos!

      Excluir
  18. Nossa, fiquei louca par ler, já tinha visto em algum lugar, mas nunca tinha parado para prestar atenção, quero muito ler

    ResponderExcluir
  19. Ola lindona a sinopse em si já chama atenção, mas uma pena o livro não manter a expectativa, e deixar a trama a desejar, ainda mais sendo os motivos para os suicídio pequenos( o que a meu ver nem deveria ter isso ) seria algo como incentivar algo muito sério por nada .. Confesso que vou deixar passar essa leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Eu amo esse livro de todo meu coração. Sem mais
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem direito a ter sua opinião e seu gosto.

      Excluir
  21. Olá
    Vejo muitas pessoas querendo esse livro.
    Quando vou ler com muitas expectativas tbm sempre quebro a cara
    Não é vc que é chata rsrs
    Acho que tbm não gostaria tanto desse livro :/
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você ficaria impressionada com as mensagens anônimas de ódio que recebi por causa desta resenha hahahahaah

      Excluir
  22. Oi!
    Desde que eu li esse livro acho que deveriam tirar o 'porquês' e substituir por ' as 13 pessoas', pois alguns motivos são muito ridículos, e até inacreditáveis ficquei tipo "sério que alguém ao menos pensaria em se matar por causa disso??" Realmente, parece que ela considerou tudo que acontecei na vida dela para tentar justificar sua decisão, achei meio falho também? O ponto positivo é que serve para conscientizar e que nunca sabemos pelo que uma pessoas está passando.
    Abraços,
    Andy, StarBooks

    ResponderExcluir
  23. Oi, primeiro gente como você não gostou? :c, eu já li esse livro, e gostei muito, sei que alguns motivos não são muitos concretos, mas gostei muito da dinâmica do livro da narração, só o fim que me decepcionou. E sim é verdade, muitos livros são realmente bons mas são poucos conhecidos.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não gostei porque esperava muito mais, espera um enredo muito melhor desenvolvido rs...

      Excluir
  24. Nossa menina eu estou meio chocada com a sua resenha hahaha
    Eu esperava muito desse livro, justamente por isso de todo mundo falar e falar e falar e minha nossa... estou sem palavras haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você ver que nem tudo que é dito por aí é verdade, rs... Não que eu seja a senhora da razão, mas percebo que muita gente por aí não diz o que realmente pensa sobre o livro para não "magoar" as editoras parceiras. Beijos!

      Excluir
  25. Eu já estava com um pouco de vontade de ler esse livro, então uma amiga minha me indicou. E ultimamente tenho visto várias resenhas desse livro, do nada! Deve ser um livro realmente muito bom, para fazer 'sucesso' depois de algum tempinho esquecido haha Embora sua crítica seja um pouco negativa eu aceito sua indicação também, apesar de ter seus pontos ruins, também há os bons, como você disse. Lerei e vamos ver o que eu acho haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem curiosidade leia sim, é importante ter sua própria opinião. =D

      Excluir
  26. Oie, Samantha!
    E o pior é que já estou cheia de expectativas. Essa é a primeira resenha não tão positiva que vejo sobre a obra e fiquei com um pé atrás sobre lê-lo. Fez tanto sucesso que jamais passou pela minha cabeça que teria um desenvolvimento tão fraco. Já não sei se devo dar uma chance, não sei se minha curiosidade está tão grande hahaha
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere a curiosidade e a expectativa baixarem um pouco antes de ler, rs... Beijos!

      Excluir
  27. Eu estou louca pra ler esse livro. Li outra obra do autor em parceria com outra autora e achei sensacional o universo que eles criaram, mas nunca encontro esse livro específico dele pra conseguir comprar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei este emprestado, então nem sabia que andava esgotado por aí. O pessoal está comentando mesmo da dificuldade de encontrá-lo.

      Excluir
  28. Ooooi!
    Ainda não li esse livro, porém encontro ele em algumas lojas virtuais com um preço não tão amigável assim HAUHAUA. A capa dele é simples, mas é chamativa e bacanuda ♥ Além disso parece apresentar um enredo fascinante (em minha opinião)! Mesmo sendo um pouco cansativo, vou ver se leio e depois te conto a minha opinião sobre ele (: Amei a resenha!!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Essa é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro, mas não me desanimei pra ler.
    Nunca encontro esse livro para comprar, por isso estou demorando tanto, aliás.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, só não crie muitas expectativas. Beijos!

      Excluir
  30. Gostei da premissa do livro, ainda não conhecia esse título e fiquei interessada em descobrir por que a menina se suicidou, sua resenha foi bem instigante. Se eu conseguir leio ainda esse ano rsrs.

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só cuidado com as expectativas rs... Beijos!

      Excluir