02 junho 2015

A lista negra

     Fala, galera! Fiz a leitura de um livro muito comentado pela blogosfera e vim contar pra vocês as minhas impressões. O livro se chama A lista negra (271 páginas), escrito pela Jennifer Brown e editado pela Gutenberg. 

Jennifer Brown

Sinopse: "E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista das pessoas e das coisas que ela e Nick odiavam. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, depois de passar o verão reclusa, se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas." 

Jennifer Brown

     Motivada pelos comentários do pessoal, eu inicialmente tinha altas expectativas quanto ao livro. Acabei enrolando para fazer a leitura e esta expectativa se transformou em medo. Medo de que acontecesse a mesma decepção de quando li Os 13 porquês, uma vez que as indicações e expectativas eram praticamente as mesmas para ambos os livros. Fiquei muito feliz ao constatar que meu medo não tinha fundamento e que o livro era ótimo!
     Primeiro vamos dar o crédito para a Gutenberg, que sempre tem edições lindas. O papel utilizado é de muita qualidade: grosso, amarelado... A capa é linda e cheia de detalhes meio ásperos no título, no lápis e nas caveiras. Adorei! Gosto de comentar estes detalhes porque amo quando tenho uma edição caprichada na minha estante! (Quem não ama, não é mesmo?)

Jennifer Brown

     A lista negra é mais um livro com temática de bullying, que culmina em uma grande tragédia. A carga emocional desta leitura é muito densa e é muito interessante acompanhar a recuperação e evolução dos aspectos psicológicos da Valerie ao decorrer da obra. A narrativa intercala o tempo presente com flashbacks e notícias de jornal sobre a tragédia, o que a torna bem dinâmica. Confesso que chorei na página 267. 
     Não quero comentar sobre o enredo para não tirar o impacto que os fatos possam causar, mas pode acreditar que é uma história muito triste em diversos aspectos. 

Jennifer Brown

     Leitura super recomendada, que traz muitas reflexões sobre intolerância e perdão.

4 comentários:

  1. Aaaaaai, que bom que gostou 😍 chorei também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei! Muito bom o livro, apesar de ser muito triste.

      Excluir
  2. Já vi muita gente falar bem desse livro e pela ua resenha parece ser bom mesmo, já esta na minha lista de póximas leituras.

    Beijos:*
    Dani - http://www.escritasnachuva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Dani! É uma leitura pesada, mas excelente! Beijos!

      Excluir